domingo, 27 de março de 2011

VARIZES

O que são as artérias e veias?

Antes de compreender o significado das varizes é preciso saber algumas características das artérias e veias do nosso organismo. As artérias possuem o objetivo básico de levar oxigênio e nutrientes para os tecidos, portanto, dirigem-se do coração para os diversos órgãos e sistemas do nosso corpo. As veias percorrem o sentido oposto transportando o sangue utilizado pelos tecidos de volta ao coração.

Em relação aos membros inferiores, reparem que a tarefa da veia é muito mais difícil tendo em vista a necessidade, muitas vezes, de transportar o sangue contra a gravidade, principalmente quando estamos em pé ou sentados.

Qual a diferença entre uma veia sadia e outra varicosa?

Uma veia sadia não permite que o sangue reflua mesmo quando o indivíduo está em pé, ou seja, o sangue percorre as veias apenas em um sentido, das extremidades para o coração. Esta função é garantida pela presença das válvulas (observem a foto abaixo).


As varizes são veias doentes que perderam a função de suas válvulas fazendo com que o sangue reflua e fique acumulado, principalmente quando o indivíduo está em pé ou sentado. Consequentemente, as veias tornam-se dilatadas e tortuosas podendo gerar desde desconforto estético até um quadro grave de insuficiência venosa crônica.

Quais os fatores de risco para desenvolver varizes?

1 - HEREDITARIEDADE (pessoas que possuem história familiar de varizes dos membros inferiores apresentam alto risco de desenvolver a doença);

2 - SEXO FEMININO (existe uma maior prevalência de varizes no sexo feminino);

3 - IDADE (a prevalência de varizes pode chegar a mais de 70% em indivíduos com mais de 60 anos);

4 - OBESIDADE (fator de risco muito importante)

5 - GESTAÇÃO E HORMÔNIOS FEMININOS (alguns mecanismos podem justificar a doença varicosa na gestação: em primeiro lugar, as alterações hormonais reduzem a força (tônus) das veias fazendo com que elas dilatem. Além disso, a presença do útero gravídico pode comprimir as veias abdominais que drenam as veias dos membros inferiores. Consequentemente, eleva-se a pressão venosa nos membros inferiores podendo gerar varizes ou desenvolver ainda mais a doença venosa preexistente.

6 - PROFISSÃO (atividades relacionadas a permanência por longo período em pé ou realizando grandes esforços físicos em curto período de tempo estão relacionadas a uma incidência maior de varizes; permanecer sentado por longo período também dificulta o retorno do sangue e pode predispor a doença).

7 - OUTROS (constipação intestinal podendo gerar esforço às evacuações e transmissão da pressão intra-abdominal para as veias dos membros inferiores;  utilização de roupas justas como cintas e espartilhos pelo mesmo raciocínio anterior; uso de hormônios tireoidianos; consumo de álcool).

Quais os sintomas apresentados pelos pacientes com varizes?

Os mais frequentes são dor, fadiga e sensação de peso dos membros inferiores. Outros sintomas não menos importantes são o edema, prurido, ardor e câimbras.

Muitos pacientes apresentam apenas queixas estéticas não diminuindo a importância da doença e seu impacto na qualidade de vida e no bem estar social.

No outro extremo, a doença varicosa pode alcançar níveis de gravidade configurando uma quadro de insuficiência venosa crônica caracterizado pelos seguintes achados:
  1. Edema (inchaço) dos mebros inferiores
  2. Fibrose da pele tornando-a endurecida
  3. Hiperpigmentação 
  4. Úlceras venosas
Quais as características da dor nos pacientes com doença varicosa?

A dor é o sintoma mais frequente e sua apresentação é bastante variável, ou seja, não é incomum encontrar pacientes com muitas varizes grossas praticamente assintomáticos e pacientes com pequenas varizes superficiais (telangiectasias) bastante queixosos.

Tipicamente, a dor é vespertina, ou seja, após longos períodos sentado ou em pé e é aliviada com o caminhar e elevação dos membros. Tais manobras auxiliam o retorno do sangue ao coração por estimular a circulação (caminhada) ou pelo auxílio da força da gravidade (elevação dos membros).

Tornozelos e panturrilhas são as regiões mais afetadas pela dor. Porém, alguns pacientes podem apresentar sintomas nos trajetos varicosos.

É importante ressaltar que sentir dores nos membros inferiores na maioria das vezes não configura uma doença ou problema circulatório. Ou seja, é perfeitamente compreensível que pessoas com atividades diárias pesadas ou que adotem posturas que sobrecarreguem o sistema venoso possam sentir dores e outros sintomas desagradáveis.

Por outro lado, estes sintomas podem ser a manifestação de diversas patologias diferentes (musculares, neurológicas, osteoarticulares, vasculares, etc). Sendo assim, a avaliação médica torna-se fundamental.

Como fazer o diagnóstico da doença?

Uma história clínica detalhada aliada a um bom exame físico são suficientes, na maioria das vezes, para o diagnóstico.

"Varizes internas" não existem! O que pode acontecer é uma insuficiência das veias safenas e do sistema venoso profundo, muitas vezes de difícil diagnóstico apenas pelo exame físico do paciente.

Qual a importância dos exames complementares?

Atualmente, o exame de imagem mais utilizado para o diagnóstico da doença venosa dos membros inferiores é o ecocolordoppler. Trata-se de um exame não invasivo capaz de estudar muito bem as veias profundas, as veias safenas e todo a rede venosa superficial. 

Trata-se de um exame muito importante para a programação cirúrgica.

EM BREVE SERÃO PUBLICADAS INFORMAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO CIRÚRGICO E ESCLEROTERAPIA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seus comentários e tire suas dúvidas.