quarta-feira, 22 de maio de 2013

FERIDAS VENOSAS / ÚLCERAS VENOSAS / ÚLCERA VARICOSA

ÚLCERAS VENOSAS - INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA - ÚLCERA VARICOSA
Para entender o tratamento das úlceras venosas (também conhecida por úlcera varicosa quando provocada por varizes) é preciso compreender o funcionamento do nosso sistema circulatório. 

De uma maneira simplificada, a função das veias presentes nos membros inferiores é retornar com o sangue em direção ao coração, após o mesmo ter sido utilizado pelos tecidos periféricos.

Portanto, o primeiro conceito importante é: O FLUXO DE SANGUE EM UMA VEIA SAUDÁVEL DA PERNA DIRIGE-SE DE BAIXO PARA CIMA (considerando um indivíduo em pé).

Sendo assim, as veias possuem uma difícil missão de conduzir o sangue contra a força da gravidade (nos indivíduos em pé ou sentados, por exemplo).

Como elas conseguem executar esta tarefa?

1 – as veias saudáveis possuem válvulas (reparem no esquema abaixo) – elas evitam o refluxo do sangue, ou seja, que o sangue literalmente desça em direção ao pé gerando uma retenção de líquidos nas pernas. 

As varizes, em última análise, são veias que perderam a função de suas válvulas tornando-se dilatadas e tortuosas. Entendendo este conceito, reparem a importância das medidas posturais e comportamentais no tratamento das úlceras venosas (elevação dos membros, evitar períodos longos sentado ou em pé, etc...).

2 – a musculatura da panturrilha (a “batata da perna”) também é uma grande aliada neste processo. Isto porque a contração muscular, durante os exercícios e caminhadas, comprime as veias dirigindo o fluxo para cima. Reparem a importância das atividades físicas e caminhadas.

Para vocês terem uma idéia, a pressão nas veias da perna nos indivíduos em pé e parados é quase quatro vezes maior que nos indivíduos caminhando, ou seja, utilizando a musculatura.
VEIA SAUDÁVEL / VÁLVULAS

Com estes dois conceitos importantes podemos justificar uma série de condutas para os pacientes portadores de doenças venosas (varizes, úlceras venosas, etc):

a)      Medidas posturais – elevação dos membros durante o dia (intercalado por períodos de atividade para estimular a circulação).

b)      Elevar os membros inferiores durante a noite (dormindo) – existe uma manobra interessante que consiste em colocar algum objeto nos pés da cama para elevá-la em alguns graus.

c)      Evitar longos períodos sentado – atenção!!!! Sentar com as pernas esticadas não resolve o problema!

d)      Compressão elástica - as meias elásticas e outras medidas compressivas ajudam a manter os membros desinchados e facilitam o trabalho da musculatura das pernas.

Quais as duas principais causas de insuficiência venosa que podem gerar úlceras venosas?

1 – Varizes (úlcera varicosa)

2 – Trombose venosa profunda (os trombos na circulação venosa além de representarem obstruções ao fluxo sanguíneo danificam as válvulas) – a insuficiência venosa secundária à trombose venosa profunda é conhecida por síndrome pós-trombótica. 

E os cuidados com as feridas causadas pelas doenças venosas?

O primeiro conceito importante é: a ferida não é a doença! Ela é uma consequência da insuficiência venosa

Portanto, sabemos que existem milhares de pomadas, cremes, espumas e diversos curativos especiais que, não terão nenhum efeito na cicatrização da ferida, sem a adoção das medidas supracitadas (terapia compressiva além das medidas posturais e comportamentais). 

Ou seja, é preciso combater a insuficiência venosa para fechar a ferida!

Qual o curativo mais eficiente para a cicatrização das úlceras venosas?

Existem várias opções de curativos que unem as medidas compressivas aos materiais especiais que entram em contato direto com a lesão promovendo um ambiente adequado para a cicatrização.

A minha preferência é pela contenção inelástica tipo UNNA (mais conhecida como BOTA DE UNNA) ou a compressão elástica.  

E depois da cicatrização da ferida, acabou o problema?

Não! O tratamento da doença de base que gerou a ferida deverá ser continuado. 

Por exemplo, um paciente com insuficiência venosa grave por doença varicosa provavelmente vai se beneficiar do tratamento cirúrgico das suas varizes. 

Além disso, as medidas posturais e o uso da meia elástica de compressão deverá permanecer afim de evitar a abertura de novas feridas.

Este comentário é fundamental por ser extremamente comum a reabertura feridas nas pernas após uma adequada cicatrização. Isto ocorre principalmente pelo relaxamento do paciente. Ou seja, o abandono indevido das medidas posturais e comportamentais além da não utilização da meia elástica.  

Segue abaixo algumas imagens de pacientes que encontram-se em acompanhamento ambulatorial (maio de 2013) por apresentarem feridas de origem venosa evoluindo com excelente reposta ao uso de Bota de UNNA:




ÚLCERA VENOSA / INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA






Outros pacientes que apresentaram excelente resposta ao tratamento:


ÚLCERA VARICOSA




3 comentários:

  1. Muito boas informações. Muito obrigado.
    Estou marcando uma consulta neste consultório.
    No princípio do tratamento usa-se a bota Unna em cima da ferida aberta dolorida?
    Meu email navir42@hotmail.com
    Obrigado.
    Mario

    ResponderExcluir
  2. é bem isso mesmo que meu vascular falou pode passar o que quiser na ferida se não usar as meias de compressão não vai adiantar nada tem que usar as meias para diminuir o refluxo de sangue acumulado na região do tornozelo

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tem esse problema úlcera venosa gostaria de um remédio para curar ela já sofreu muito

    ResponderExcluir

Faça aqui seus comentários e tire suas dúvidas.